Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Câmara de Vereadores de Guabiruba sediou na segunda-feira (18) o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa que pretende assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Os principais eixos do pacto são a formação continuada de professores alfabetizadores, distribuição de materiais didáticos e pedagógicos, avaliações, gestão, controle social e mobilização.
Durante o evento, a coordenadora do PNAIC em Guabiruba, Carmen Regina Ebele, apresentou o programa aos mais de 50 professores alfabetizadores e autoridades municipais, como o prefeito, Matias Kohler, vice, Valmir Zirke, presidente do Poder Legislativo, Waldemiro Dalbosco, secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, secretários municipais, vereadores e coordenadora regional do programa, Teresa Clara Riffel, que convidou Guabiruba para participar na quarta-feira, 20, no Anfiteatro da Unifebe, da abertura regional da formação continuada para professores que atuarão nas escolas da região.
Foram apresentadas no lançamento as professoras orientadoras Solange Loschner e Gláucia Jeske, que irão auxiliar na formação continuada mensal dos mais de 50 professores alfabetizadores. “O foco da formação será na alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão”, explicou Carmen. Segundo ela, em 2013, o tema do trabalho é alfabetização e letramento e, em 2014, será a matemática.
O encontro, que contou com a participação do professor Emiliano Ebele, o qual animou o local com músicas e contos, destacou a importância dos professores se envolverem no processo, que visa além de alfabetizar as crianças até os 8 anos, fazer com elas consigam não apenas ler, mas pensar mais, compreender as entrelinhas, interpretar. “Essa é uma noite especial para o município, pois ganha com a adesão de Guabiruba no Pacto, toda a sociedade”, declarou a coordenadora regional do PNAIC, Teresa Clara Riffel.